7 maneiras de aumentar a conversão do seu site

Você possui um site, e-commerce ou landing pages? Procurando maneiras de aumentar a conversão das suas páginas?

Esse texto é para você!

Sem demora ou enrolação, vamos direto ao ponto, com 7 maneiras de aumentar a conversão do seu site:

1 – Torne-se fácil de encontrar

Imagine alguém procurando por um produto ou serviço que você vende, mas por alguma razão essa pessoa não consegue chegar até você. Isso pode acontecer por que você não aparece na primeira página dos mecanismos de pesquisa, ou seu site não funciona direito no navegador utilizado, ou pior ainda, seu site não é otimizado para dispositivos mobile. Qualquer que seja a razão, é realmente muito simples perder um potencial cliente.

Tudo que você precisa são de alguns pequenos passos para garantir que as pessoas corretas possam chegar até você: Tenha uma boa estratégia de SEO, teste como seu site funciona e se comporta nos navegadores mais populares como Google Chrome, Firefox e Internet Explorer ou Edge, e por favor, GARANTA que seu site é perfeitamente acessível via celular! Os acessos via celular já representam 70% de todo tráfego de sites na internet, e a tendência é aumentar.

2 – Seja acessível

Usar canais chave de comunicação, como uma área de suporte ao cliente, e-mails e telefones bem visíveis no seu site e aumentando a presença da sua empresa nas mídias sociais, fará com que seu negócio seja mais acessível para seus clientes em potencial. Todavia, se você deseja mesmo turbinar suas taxas de conversão de forma geral, você precisa muito instalar um plugin de chat no seu site e por favor, tenha alguém responsável por atender as solicitações provenientes deste chat.

Os consumidores preferem chat ao vivo, e a maior razão para isso é por que eles recebem respostas imediatas para suas perguntas! Na verdade, somente a ação de adicionar um chat em sua página de internet por si só pode aumentar em até 30% suas conversões.

Talvez seu visitante possa estar receoso de comprar por ter algum pequeno questionamento sobre seu produto ou serviço, ou as vezes algum erro técnico no site não está deixando o visitante finalizar uma compra. Com o chat ao vivo, todas essas questões ficam minimizadas pois você consegue tomar conta disso em tempo real através do seu chat ao vivo.

Aqui no Social Proof, utilizamos este plugin de chat ao vivo e o recomendamos pois, além de ser super fácil de instalar, é extremamente customizável.

3 – Construa confiança e relacionamento

É muito importante que você dê para os visitantes do seu site diversas razões para confiar no seu negócio, produto ou serviço que você fornece.

Exiba reviews e depoimentos de clientes para que os novos visitantes possam ver o que seus clientes gostam em você e o valor que o seu produto agregou para estes. Mostre ainda os trabalhos que você já fez, através de um portfólio por exemplo. Misture-se com seus clientes (e potenciais clientes) nas redes sociais e mostre que você está lá para escutar seus feedbacks e que você valoriza muito essas opiniões. Clientes felizes fazem boca a boca, resultando em mais clientes!

O Social Proof por exemplo, exibe pequenas notificações em tempo real sobre pessoas que estão comprando ou convertendo naquela página, aumentando a confiança do visitante atual encorajando-o para a compra e/ou conversão.

4 – Conheça seus visitantes

Tenha uma ferramenta de “insights” sobre seus visitantes, como por exemplo a Zoho SalesIQ. Este tipo de ferramenta ajuda muito para visualizar quais visitantes são recorrentes e qual deles são novos, desta forma você pode comunicar-se melhor. Isso ajuda não só a entender melhor as preocupações e objeções de seus potenciais clientes, como a posicionar melhor o marketing de seus produtos.

5 – Faça testes A/B nos elementos do seu site

Teste A/B é basicamente exibir duas versões distintas de uma landing page, para diferentes combinações de visitantes, e por fim utilizando permanentemente aquela que tem maior taxa de conversão. Existem muitos elementos no seu site e landing pages que podem (e devem) ser testados, como os botões de ação (Call to Action pedindo algo como “Cadastre-se” ou “Compre aqui”), suas cores, posicionamento e texto, layout da página e design, títulos das páginas, fotos, vídeos, enfim… praticamente tudo que está na página pode ser testado continuamente para melhorar as taxas de conversão.

Uma empresa chamada Bionic Gloves conseguiu aumentar sua taxa de conversão (venda) em 24.7% somente removendo o campo código promocional da página de pagamento! Percebe a mudança de resultado com tão pouca diferença na página? Isso só foi possível de descobrir graças aos testes A/B.

6 – Segmente os seus visitantes:

Algumas pessoas chegam até seu site por que precisam comprar alguma coisa, outras chegam casualmente navegando por ai, outras ainda são pessoas que abriram uma nova aba no navegador, no seu site, e esqueceram a página ali aberta. Segmentar seus visitantes como quentes, mornos e frios pode lhe ajudar a acertar a audiência correta de maneira correta.

Cada um desses tipo de leads precisam de um tipo diferente de atenção e um nível diferente de energia das equipes de vendas. A primeira categoria precisa de atenção imediata (chat ao vivo é um bom jeito de fazer isso); a segunda precisa talvez de um cupom de desconto para os produtos que ela está visualizando; e a terceira categoria precisa precisa talvez que seja mostrado a ela os seus “produtos mais vendidos”, por exemplo, quando este visitante retornar.

7 – Tenha um site que gere engajamento

Uma página da internet bem organizada que mostra claramente seu produto ou serviço irá se conectar imediatamente com seus visitantes. Encorage seu visitante a navegar pelas suas páginas oferecendo detalhes de como usar ou como funciona seu produto. Mostre links de posts para artigos ou blogs que explicam como seu produto é bom e como ele funciona. Seu visitante irá ver mais valor no seu negócio se você puder oferecer para ele algo a mais do que um simples catálogo online, fazendo com que seja mais fácil ele comprar de você do que de outro concorrente.

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